Prolongamento do Metro até ao aeroporto em consulta pública

Por a 24 de Agosto de 2005

O Instituto do Ambiente anunciou que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do prolongamento do Metropolitano de Lisboa até ao aeroporto, vai estar em consulta pública a partir de hoje até dia 27 de Setembro. O EIA foi elaborado na sequência de um despacho conjunto dos ministros do Ambiente e Ordenamento do Território e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do passado mês de Março.

PUB

Segundo o projecto, o traçado desenvolve-se ao longo de 3.326 metros entre a estação do Oriente e até à futura estação do aeroporto, que ficará localizada junto ao edifício do Aeroporto da Portela. O traçado integra ainda um troço, constituído por duas vias separadas, com cerca de 277 metros e 180 metros de extensão.

O estudo de impacte ambiental propõe como medidas minimização da obra a selecção de máquinas e equipamentos mais silenciosas, o acompanhamento arqueológico de determinadas actividades e a elaboração de relatórios sobre o estado de conservação e a estabilidade dos imóveis passíveis de afectação situados sobre o traçado ou nas proximidades.

O conjunto das áreas de influência das estações do Metro, definidas num raio de 500 metros em torno das estações, abrange um total de 34.382 habitantes, 2200 edifícios e 13 mil alojamentos. A fase de construção terá uma duração de 40 meses, estando previsto o seu início em Junho de 2006 e a sua conclusão em Setembro de 2009.

PUB