Obras das Docas do Porto em 2005

Por a 12 de Agosto de 2005

Docas do Porto

As obras para a construção das Docas do Porto irão arrancar ainda este ano. O projecto promovido pela Invesfer é da autoria do arquitecto Manuel Fernandes de Sá. O empreendimento prevê a construção de 12 bares e restaurantes no parque de estacionamento da Alfândega.

PUB

O projecto já tem a aprovação do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Segundo o despacho do IPPAR, o parecer é condicionado à integração dos achados relevantes durante as escavações arqueológicas no projecto final de Manuel Fernandes de Sá. É conhecida a suspeita de que uma parte da muralha fernandina se encontra enterrada naquela zona.

De acordo com informação da Invesfer será criado um complexo lúdico, incluindo áreas para restauração, esplanadas, bares, comércio específico na zona ribeirinha (2.000 metros quadrados), em articulação com os projectos envolventes da Nave Ferroviária do Museu dos Transportes e da Marina do Sport Club do Porto. Será também construído um parque de estacionamento enterrado com capacidade para 400 viaturas. A utilização da Linha da Alfândega fica salvaguardada tendo em vista futuros projectos de exploração.

PUB