Noruega procura engenheiros em Portugal
“Os portugueses têm qualidade, ética de trabalho e falam um bom português”, afirmou Bent Bakken, primeiro secretário da Real Embaixada da Noruega em Portugal

Pedro Cristino
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Na conferência “Trabalhar e Viver na Noruega”, organizada pela Ordem dos Engenheiros, o primeiro secretário da Real Embaixada da Noruega destacou o valor dos engenheiros lusos.
“Os portugueses têm qualidade, ética de trabalho e falam um bom português”, afirmou Bent Bakken. Por sua vez, Eli Syvertsen, conselheira da EURES – a rede europeia de serviços de emprego – apresentou algumas das muitas oportunidades de emprego para engenheiros, “num país onde o salário médio mensal é de 4.500 euros, um dos mais altos da Europa, e onde os trabalhadores portugueses são muito bem vistos”.
Carlos Loureiro, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, confessou que a partida de engenheiros portugueses para o estrangeiro lhe provoca “sentimentos mistos” e lamentou, por um lado, “o êxodo de talentos”, enaltecendo, por outro, a “importância de se ter experiência no estrangeiro”, principalmente num país como a Noruega, “um dos melhores países do mundo para o desenvolvimento humano, pelas suas características sociais e económicas”.
Eli Syvertsen realçou ainda as oportunidades de emprego para engenheiros portugueses nas empresas norueguesas Qmatec, “que já emprega vários engenheiros portugueses”, Norsafe, Origo Solutions e NOV – National Oiwell Varco, empresa que tem em curso um processo de recrutamento para a unidade que abriu recentemente em Portugal.
A conferência organizada pela Ordem dos Engenheiros contou com o apoio da embaixada norueguesa e da EURES, e teve o objectivo de promover “o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país”.