Portugal apresenta alterações na Alta-Velocidade nas próximas semanas
“Portugal está a rever a sua posição sobre os eixos prioritários”, afirmou aquele funcionário comunitário, adiantando “ter indicações” de que o país deverá apresentar as suas propostas brevemente.

Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Portugal deverá apresentar brevemente as suas propostas de alteração ao plano para as linhas de Alta-velocidade, de acordo com o que foi adiantado por uma fonte da Direcção-Geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia.
De acordo com Carlo de Grandis, as alterações que serão apresentadas nas próximas semanas são fundamentais para que sejam aprovadas até ao Verão, de modo a que sejam aproveitadas as verbas destinadas às Redes Transeuropeias de Transportes que devem ser aplicadas até 2015.
“Portugal está a rever a sua posição sobre os eixos prioritários”, afirmou aquele funcionário comunitário, adiantando “ter indicações” de que o país deverá apresentar as suas propostas brevemente.
Segundo a agência Lusa, os esclarecimentos de Carlo de Grandis foram proferidos durante um seminário para jornalistas portugueses e galegos organizado pelo Eixo Atlântico em Bruxelas, no qual afirmou que a Comissão Europeia não tem ainda conhecimento formal da desistência de Portugal da ligação Porto Vigo.
“Não está previsto até 2020 e, na minha opinião pessoal, não se vai fazer nunca” afirmou no momento. Os participantes do seminário puderam perceber como a aposta de Alta Velocidade portuguesa irá servir os portos de Sines, Setúbal e Lisboa, e Aveiro via Salamanca, deixando, pelo menos para já, fora desta rede europeia Leixões e Viana.
As verbas que deixarão de ser aplicadas na linha Porto-Vigo não reverterão directamente a favor da ligação de Lisboa a Madrid, explicou Carlo de Grandis mas os troços em estudo, como Poceirão-Caia, poderão vir a receber um reforço de fundos comunitários.