Enor cria solução para problemas de mobilidade em edifícios antigos
“Esta é também uma solução de excelência para os projectos que em Portugal se têm vindo a desenvolver em matéria de recuperação e reabilitação urbana”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Ascensores Enor criou uma solução, o ENOR – EC5, de forma a dar resposta ao facto de existirem em Portugal milhares de edifícios antigos onde habitam também muitas pessoas com idade avançada, com problemas físicos, e muitas delas com a mobilidade severamente afectada.
“Esta é também uma solução de excelência para os projectos que em Portugal se têm vindo a desenvolver em matéria de recuperação e reabilitação urbana, onde temos vindo a apostar fortemente”, refere António Balsinha, director geral da Enor em Portugal.
De acordo com a empresa, “os edifícios antigos existentes em Portugal, que até hoje apenas dispõem de escadaria, podem agora ser dotados de uma solução inovadora que permite a colocação de um elevador que não necessita de casa das máquinas e exige um reduzido espaço de instalação”.
O ENOR – EC5, “possui capacidade até oito pessoas e destaca-se por consumir menos 40% de energia relativamente a equipamentos tradicionais, ocupando muito pouco espaço no interior dos edifícios”.
“Para alcançar uma maior eficiência mecânica, o elevador possui um sistema de tracção baseado numa máquina gearless de alto rendimento muito compacta e recorre a materiais de alta resistência que permitem, face ao seu reduzido peso, diminuir o consumo de energia durante as fases de arranque e paragem”, garante a Enor.
No que diz respeito a segurança, a empresa sublinha que a mesma “é garantida através de um sistema inovador instalado na cabine que limita a velocidade e impede eventuais quedas”.
“Para além de projectos residenciais, este recente modelo de elevador é também indicado para escritórios e hotéis, dado o conforto conseguido no interior da cabina através do baixo nível de emissão de ruídos e vibrações e do recurso à suspensão centralizada”, conclui.